CURSOS E WORKSHOPS

foto-contemporanea-preta-100-01.png

De uma família de acadêmicos, o trabalho como professor e orientador começou junto com o ser artista. Durante quase 15 anos foi professor do Ateliê da Imagem, em 2015 fundou e atualmente coordena a Foto Contemporânea, escola de fotografia, arte contemporânea e imagem.  Nesse tempo ministrou cursos em fotografia, linguagem fotográfica e tratamento de imagem como processo criativo para instituições como Rede Globo, POP – Polo de Pensamento Contemporâneo, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM SP, Itaú Bba entre outros.  

Nos últimos anos vem se dedicando ao tema da construção e desenvolvimento da narrativa e poética fotográfica e estudou com importantes nomes nacionais e internacionais como Eder Chiodetto (Atelie Fotô), Carolina Cattan e Rony Maltz (LP Press), Valdemir Cunha (Editora Origem), Horácio Fernández, Max Pam, Musuk Nolte e Mariela Sancari entre outros.

 

Desde 2015 coordena o projeto LAB Foto Contemporânea, um grupo de estudos e criação em fotografia onde durante um semestre os artistas trabalham sobre uma temática  e desenvolvem trabalhos especiais, exposições e tem se destacado na produção de ensaios autorais e fotolivros.  Desde 2015 foram mais de 40 fotolivros lançados, alguns com grande destaque que foram incorporados a importantes coleções e instituições.

Em 2020, o artista amplia os projetos de orientação, produção e desenvolvimento em fotografia e abre um novo grupo para a produção específica de fotolivros.

 

LAB Foto Contemporânea

O grupo parte de um desafio, um tema em comum, que servirá como detonador do processo criativo de cada participante. A ideia é fazer com que todos os envolvidos apresentem sua produção individual em sala e troquem experiências coletivamente e que isso reflita em sua produção pessoal. 


Com encontros quinzenais, durante os seis meses, alternando aulas teóricas e análises, os artistas serão estimulados a produzir pensando nas possibilidades criativas, desenvolvimento da narrativa e linguagem e os diferentes meios de finalização desse tema.

Ao final do semestre, os participantes passam pelo processo de conceber e montar uma apresentação com os trabalhos desenvolvidos, seja no formato de exposição, ensaio fotográfico ou fotolivros.


Em 2020, comemorando 5 anos de projeto, o LAB lança a Coleção LAB Foto Contemporânea com 14 fotolivros no formato e-book para download e um site especial.  Nos 5 anos já foram apresentadas 3 exposições e mais de 40 fotolivros e ebooks.

Duração: 6 meses


Encontros quinzenais


Horário: Terças das 18h30 às 21h

Grupo de ESTUDOS E PRODUÇÃO em Fotografia

Grupo de estudos e produção onde o objetivo é inspirar e fazer acontecer o próprio trabalho. A partir da apresentação de temas relevantes, referências visuais e históricas, textos e trabalhos de artistas, trazer à tona a reflexão sobre o processo criativo individual e em grupo, pensar decisões técnicas e estratégias de criação e reforçar a criatividade e o conceito do trabalho.  

O desafio é abrir a cabeça, fazer pensar, estimular a prática e promover o encontro da sua própria linguagem e poética visual.  Tudo isso para promover o desenvolvimento de um olhar crítico, pessoal e autoral na fotografia. Entender que tudo já pode ter sido fotografado, mas ainda não foi fotografado a partir dos seus olhos, da sua estória, da sua verdade criativa e é isso que faz ser especial.

A dinâmica das discussões em grupo e a troca de experiência entre os participantes gera uma rede de apoio e ajudam a desenvolver o olhar autoral, estimulam o processo criativo e diminuem a insegurança no fazer e apresentar o próprio trabalho.


Ao final do projeto, o participante terá desenvolvido um conjunto de fotografias relevantes como série e ensaio autoral que podem ser apresentados em editais, convocatórias, fotolivros ou exposições.

Duração: 6 meses


Encontros quinzenais


Horário: Terças das 18h30 às 21h

 
 

FOTOLIVRO e Livro de ARTISTA: Grupo de Estudos e Produção

Um grupo de estudos, orientação e produção focado na construção de fotolivros e livros de artista.  A proposta é orientar e acompanhar o participante em todo o processo de produção do fotolivro, desde a concepção da idéia, o desenvolvimento do ensaio fotográfico, a conceituação, a pesquisa de imagem, a construção da narrativa fotográfica até publicação e distribuição.

Desbravaremos o universo do fotolivro como grande ferramenta para contar estórias. Falaremos  dos diferentes tipos de livros, dos clássicos aos contemporâneos, dos mais autorais aos seriados, da anatomia do livro de fotografia e das possibilidades de publicação gráficas e caseiras com excelente qualidade.

Na parte prática, cada participante descobrirá como chegar ao conceito do seu fotolivro de acordo com a experiência e sensação que deseja gerar.  A partir da pesquisa e construção do ensaio fotográfico, da edição e sequenciamento das fotos, do tratamento de imagem como processo criativo iremos explorar os aspectos materiais de um fotolivro, a escolha do papel e da técnica de impressão, formato, design até a encadernação, sempre orientado para a construção da narrativa visual e da experiencia do fotolivro como ferramenta para contar estória.

Novos grupos sendo montados!

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Fotolivro Tornaras | Rodrigo Pinheiro
Coordenação: Leonardo Ramadinha